quarta-feira, 2 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

 
REUNIU-SE EM SANTA QUITÉRIA (CE),  VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE VÁRIOS SETORES, MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA JUNTO E DE COMUM ACORDO, DISCUTIR; QUESTIONAR; APRESENTAR SUGESTÕES NO SENTIDO DE RESOLVER TODOS OS QUESITOS EM QUESTÃO.  TRAZENDO MELHORIA PARA A CIDADE DE SANTA QUITÉRIA A QUAL TRATATAAR ASSUNTOS DE INTERESSE DA COMUNIDADE QUITERIENSE.

            Aconteceu ás 9:00hs do dia 20 de outubro do corrente ano, uma audiência pública municipal nas dependência da Câmara Municipal de Santa Quitéria, mais precisamente no auditório Francisco Linhares Figueiredo.
            Quando o Vereador e Presidente da Câmara Raimundo Parente, convidou o pessoal acima citado para que todos em consonância com o poder legislativo desta casa buscasse melhores dias para beneficiar a população sofrida ou seja a comunidade de baixa renda deste município.
            Como abertura desta Audiência o Presidente da Câmara cumprimentou aos convidados e ao Público presente, oportunidade em que passou a conduzir de maneira ordeira e pacata os trabalhos da Câmara acompanhado pelo contador Oficial da Prefeitura Dr. Janailson Sirilo Lopes que com muita atenção e presteza atendia todas as reivindicações do pessoal que faziam o uso da palavra. 
               Inicialmente o Vereador Cícero André Muniz , se reportou e nos seus comentários Parabenizou a Reunião pela presença de todos os convidados e ao mesmo tempo comentou que estas entidades participantes eram quem realmente conheciam a necessidade do Povão. O Amigo vereador tem memória curta, pois antes de enveredar pelos caminhos nogento e sujo da política ele também era POVÃO, Quando de fato tanto ele como muitos outros seus colegas, cospem no prato que comeram até hoje, chegando até a desconhecer: Amigos; Conterrâneos; Contemporâneos de colégios etc. 
             O  Referido vereador se pronunciou bem quando o mesmo fez o uso da palavra e em seus comentários mostrou aos presentes a importância da citada reunião.
             Continuando, a Professora Deuza Muniz, teceu comentários, elogiando a atitude louvável da Câmara Municipal, acompanhada pela parte contábil da Câmara e solicitou do Sr. Presidente que continuasse sempre fazendo reuniões dessa estipe. Na continuação o Secretário de Agricultura Dr. Francisco Mardo Martins Parente, pediu ao Sr. Presidente que ouvisse todos os participante em especial os Secretários Municipais. Pois certamente eles teriam muitos pontos de vista a acrescentar e isto iria enriquecer e valorizar ainda mais a condução de vosso trabalho. 
              Dando continuidade a Professora Ciliana reportou-se como membro da comunidade e proferiu alguns desabafos, quando a mesma solicitou dos poderes constituídos, no caso o Executivo, Legislativo e Judiciário: Mais empenho; solidariedade; irmandade; companheirísmo e que colocassem sempre em primeiro plano o ser humano como referencial acima de qualquer coisa. Prosseguindo também falou o Secretário de Esporte, Francisco das Chagas Farias"LIMA". E em seus comentários dizia aos participantes de suas intenções no sentido de revolucionar e melhorar no que estiver ao seus alcances, desde que os órgãos mantenedores ofereçam condições como: Manutenção do Gramado, Complemento da Iluminação do Estádio e por fim o terceiro e último projeto para concluir e inaugurar o GIGANTE DA BOA VIDA, sendo com:  Vestiário, Cabine de Rádios e Arquibancadas; Quando o mesmo já mobilizou vários eventos esportivos ao longo deste ano, á saber: Jogos abertos estaduais, Intermunicipal de Futsal sedeado neste município, em seguida as Olimpíada Estaduais também com sede no Ginásio Poliesportivo, cumprindo o calendário do Município também realizamos a IX Olimpíadas Estudantís do Município, dando Sequência, o Município encontra-se disputando o Intermunicipal de Futebal e paralelamente também participamos do Jogos Olímpicos Varjotense (JOV). Mas o mesmo ainda não satisfeito, solicitou dos poderes públicos que fosse visto com bons olhos a questão do Turísmo, pois sua secretaria é vista como Esporte e Turismo e quando de fato a maioria dos trabalhos são direcionados apenas ao Esporte especificamente, ficando a desejar as descobertas turísticas, ocasião em que o mesmo solicita que haja maior empenho e seja carreado alguns recursos neste sentido.
                 E quando foi questionado a problemática da Pesca, o Vereado Cícero Muniz, pediu que fosse feito um reforço orçamentário nesta atividade pesqueira, por termos uma grande quantidade de açudes de pequenos e médios porte em nossa região. Quando posteriormente o Secretário de Agricultura pediu a palavra por dominar com muita segurança este assunto o qual faz parte da sua Secretaria e pediu ao Edil vereador que quando o mesmo for abordar assunto desta natureza, procurasse conversar com o responsável por esta secretaria previamente para que o mesmo não venha fazer comentários indevidos. Pois talvéz não seja do conhecimento do mesmo, mais ao final do ano passado o SR. Mardo Parente na qualidade de Secretário, solicitou do Sr. Secretário de Agricultura do Estado, a quantia de 210.000 (Duzentos e Dez Mil) Alevino. Quando esta solicitação não foi atendida pelos órgãos Competentes. Continuando a Cessão, tivemos a participação do Sr. Maurício Colares, Secretário do Meio Ambiente, quando o mesmo iniciou suas palavras, parabenizando a Câmara pela maneira como o Presidente condiziu os trabalhos desta Audiência e mostrou através de seus argumentos, que todos as Secretarias do Município são importantes. Inclusive a sua, por ser uma secretaria nova, mas é atuante tanto quanto as outras, e funciona com a mesma intensidade das demais. E quando o Secretariado  não encontrarem total apoio em seus projetos, que busquem n'outras esferas como: No Estado ou no governo Federal. O Vereador Braga, pediu a palavra e reivindicou que houvesse por parte do Executivo, mais apoio voltado para a Agricultura, principalmente porque ainda é o homem do campo que fornecesse a alimentação básica para o restante da população. 
               O mesmo retrucou em seu depoimento, que existem algumas secretarias que o Prefeito usa mais com a finalidade empregatícia ou seja para dar emprego. O Sr. Presidente, retomou a palavra e fez algumas considerações do que foi apresentado por todos os participantes,  e que em seguida passou a palavra para o Representante do Setor Contábil Dr. Janailson Sirilo Lopes. O qual fez comentários, mais voltados aos agradecimentos pela presença e participação de todos, quando o mesmo se reportou dizendo aos presentes, que tem vizitado muitos outros municípios  mais nunca havia assistido uma audiência tão proveitosa quanto esta de Santa Quitéria. E inalteceu também o Sr. Presidente e participantes pela maneira eficáz e sensato como fizeram as reivindicações, e também todos os assuntos abordados estavam dentro dos padrões normais. O Mesmo retrucou Santa Quitéria, Está de Parabém não só por ter uma equipe de vereadores atuantes, mas no mesmo nível estão todo Secretariado como também os participantes convidados.
             Nada mais havendo a acrescentar, eu. Francisco Martins de Brito, Lavrei e assinei este relatório que vai por mim Redigido, Elaborado e digitado por este amigo que vos escreve. Responsabilizo-me pela matéria.



                                                                      Santa Quitéria(Ce) 21/10/2011



                                                                ______________________________________
                                                                 Francisco Martins de Brito "Pirrita"
                                                                  (Cronista, Comentarista e Relator)


                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário