sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Relatório das OLIMPIADAS MUNICIPAIS (ROM)


RELATÓRIO COMPLETO DOS ACONTECIMENTO NO DECORRER DAS OLIMPÍADAS ESTUDANTIS DE SANTA QUITÉRIA, NESTE ANO DE 2011. AVALIADO


E ELABORADO POR UMA PESSOA LIGADA A SECRETARIA DE ESPORTE. MENcIONANDO TODAS AS OCORRÊNCIAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO DESDE


AS ABERTURAS ATÉ O FINAL DA COMPETIÇÃO, NESTE DOCUMENTO SEGUE O RELATO COMPLETO EM TRÊS SITUAÇÕES DIFERENTE, SENDO: PONTOS


POSITIVOS, PONTOS NEGATIVOS SEGUIDO DE SUGESTÕES NO SENTIDO DE MELHORAR NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES.




Responsável: Francisco Martins de Brito "Pirrita"
Destino deste Doc.: Ao Exmº. Sr. Prfeito Municipal.
José Haroldo Martins Filho
Data: 28/08/11


PONTOS POSITIVOS NA APRESENTAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS DESTE ANO DE 2011.
1. * Atuação da Secretaria de Saúde, através de seus Enfermeiros(as) e Motoristas de ambulâncias nos casos emergenciais de primeiros socorros.
2. * Compreensão e Sensatéz das Equipes que coordenaram todas as modalidades esportivas.
3. * Destaque para as Escolas abaixo relacionadas não desmerecendo as demais, pela maneira ordeira como traziam até nós da Secretaria de Esporte e Cultura. Certas situações problemas para resolvéssemos em comum acordo, inclusive nos auxiliando em algumas atividades. Como: Identificação das fotos junto aos certidão de Nascimento, preenchimento de algumas carteirinhas com pendência de fotos e vice-verso. Pedimos disculpas a alguma escola que deixamos de mencionar.
*Aracy Martins, Júlia Catunda, Manoel Rufino, Gustavo Rod. Rosa, Maria Neusa, Hilda Pereira, Fcº. de Paiva Rod. Fcº. de Assis Parente, Dnª. Livramento, Jocundo Parente, Luis Menezes Pimentel. João Rod. Pinto, Almerinda Jucá, Dep. Chico Figueiredo. Dentre outras. Neste Aspécto gostaríamos de Parabenizar as seguintes pessoas: Anastácio T. de Mesquita Júnior(Tatasso) Júnior Dourado (Rch. das Pedras), Profº. Francisco (Ceará) Rejane (Lisieux) Ana Célia (Logradouro) Fcº. das Chagas (Lisieux) Profª Aninha (Alm. Jucá) Adriano Timbó. Em fim. Todos contribuíram de uma maneira ou outra para a Realização deste evento.
4. * Parabenizar também o cumprimento a risco da Programação oficial, embora com certo atraso por parte das Bandas e de algumas apresentações das modalidades tanto na área de Esporte quanto na Cultura, mas é perfeitamente compreensivo, Queremos falar também sobre o acidente que estava fora da Programação, estou me referindo à Invasão do BOLO, com certeza que perdeu no aspecto avaliativo foram exatamente eles causadores da invasão. A Repercução fica por conto do Público na verdade o Povão de Santa Quitéria aínda é muito carente de Educação, Ética e boas maneiras, mas, estamos trabalhando exatamente para melhorar as questões acima citada "Parabéns."
5. Gostaríamos de abrir este parentese, para Agradecer as Secretarias que fizeram parceria conosco por exemplo: Secretaria de Saúde na Assistência hospitalar, Sec. de Comunicação na Divulgação do Evento, Sec. de Transportes na Raspagem dos Campos e Transporte dos atletas para os campos, Sec. de Finança na Liberação do Material necessário, Sec. de Agricultura na concessão do espaço para Reuniões e Sec. de Educação no Preenchimento da grande maioria das Carteirinhas de Identificação dos Atletas.
PONTOS NEGATIVOS À SEREM MELHORADOS COM O PASSAR DOS TEMPOS, SEGUIDO DE SUGESTÕES À SEREM APRESENTADAS PARA O MELHORAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICO ESCOLARES POSTERIORMENTE.
1.- Programação de grande porte para um curtíssimo espaço de tempo.
    * Sugestões: Gostaríamos que nas próximas edições deste evento, que já faz parte do calendário anual. Sejam abertas as inscrições a partir do dia 1º de Julho do ano em curso e que as Secretarias: Esporte/Cultura e/ou Educação, responsabilize-se em deslocar uma pessoa da confiança de cada uma destas Secretarias para realizar as inscrições destas Unidades Escolares na Própria Escola tanto na Sede quanto nos interiores. Dando prioridade ao interior, pelo fato de não poder estar no contato diário com estas secretarias e terminando o interior, começaria mais calmamente as inscrições da Sede. Inclusive determinando data para o encerramento das referidas inscrições, evitando assim o corre de última hora.
2.- Sobre carga de trabalhos em apenas 02 (duas) Secretarias, sendo: Esporte/Cultura.
    * Sugestões: Nesta edição os secretários(as) de Esporte e Cultura ficaram sobrecarregados de responsabilidades, pois encontravam-se muito sozinhos(as) para as resoluções emergenciais que surgiam ao longo das competições. Tendo o tempo como seu principal inimigo.
3.- Pouco compromisso do pessoal envolvido neste evento, pois a grande maioria, ao em vez de resolver certas situações, faziam era criticar. Fazendo comparações com gestões que já faz parte do passado.
    * Sugestões: Fazer uma reunião prévia com todo secretariado e saber deles quais são as pessoas que realmente veste a camisa e abraçam a causa e que cada uma Secretaria convoque seu pessoal, pois existem muita gente boa e competente nestas três Secretarias, refiro-me a Educação, Esporte e Cultura. Se não der para encontrar este pessoal nestas secretarias, que sejam contratadas pessoas de fora como serviço prestado para a realização do evento. Contanto que assumam compromisso, porque além de muitos já serem funcionários do município, ainda ganham para a realização das Olimpíadas Estudantis.
4.- Na confecção das Blusas não foi registrado em nenhum espaço, a participação da Secretaria de Esportes na pessoa do Secretário "Lima" juntamente com sua assessoria. Tanto na confecção das blusa, medalhas e troféus.Quando de fato a maioria das modalidades disputadas eram de competência desta Secretaria.
      * Sugestões: Quanto a parte de divulgação envolvendo: Carteirinhas, Blusas, Medalhas e Troféus. É necessário que todo este material acima citado sejam entregue com no mínimo uma semana de antecedência para que as Secretarias envolvidas separem por Escola ou Modalidades todo material Usado na competição, especificando: 1º, 2º e 3º lugares em tempo hábil. Afim de que não duplicidade na entrega de qualquer uma destes materiais. Solicitamos também que seja dividas todas as tarefas entre as pessoas por setor. Afim de facilitar sem atropelamento a sequência das atividades. Para facilitar melhor a distribuição, inclusive das camisas do pessoal da Organização. Pois havia pessoas que eram de categorias determinadas e que as camisas eram de outros setores.
5.- Cumprimento de horários para realizações de jogos ou outras apresentações promovidas pela Secretaria de Esportes e/ou Secretaria de Cultura.
     * Sugestões: Se conseguirmos ficar com o prazo de 10 a 15 dias após os encerramento das inscrições, seria o ideal. Até mesmo porque caso haja algumas alterações nos itens: Tabelas, horários, Modalidades ou até mesmo alguma coisa da programação. Teríamos tempo suficiente para fazermos todas estas correções, concorda?. Até mesmo porque se faz necessário que haja muitas reuniões com todas as Escolas participantes e pessoal de cada Secretaria Organizadora do Evento para os acertos finais por categoria, modalidades e Escolas englobadas no processo competitivo. Com certeza se fizermos este procedimentos evitaríamos muitos transtornos de última hora.
6.- Providências no tocante as estadias e alojamentos das Escolas vindas do Interior para pernoitar nas Unidades Escolares da Sede no decorrer das competições.
     * Sugestões: Seria conveniente que as Secretarias envolvidas neste Evento. Convocassem todas as Diretoras e Diretores de Escola, e marcar uma reunião com este pessoal para preparar as Escolas hospedeiras, no caso: da Alimentação, banho e pernoite. Afim de que todas as Escolas hospedadas sintam-se a vontade, como se estivessem na sua própria Escola. Seria prudente que cada Diretor(a) de Escola da Sede onde ficariam as do Interior, e fizessem diariamente uma visita sistemática para saber se existem algum problema, como foram recepcionadas, se está tudo bem, se precisa de mais alguma coisa. Desta forma tenho certeza que haveria reconhecimento maciço tanto dos alunos quanto dos Diretores e Coordenadores das Escolas interioranas.
7.- Convocação de pessoal para coordenação do Evento. No meu entender, não poderia ser funcionário(a) de Escola tal e Coordenar as modalidades, fazendo parte de qualquer uma das Secretarias promovente, mesmo porque uma hora ela responderá pela Organização e em outro momento responderá pela Escola que a esta pessoa trabalha. Concorda?.
     * Sugestões: Compete ao Senhor ou Senhora Secretário(a). Reunir antecipadamente todo seu pessoal de apoio para uma conversa, solicitando dos mesmos: Empenho, Dedicação e Determinação nas resoluções de problemas e que tudo aconteça dentro do que está programado. Porque por mais que se faça, sempre fica alguma coisa a Desejar.
8.- Dividir Tarefas para cada pessoa por atividades distintas, para que não atropele as atividades dos outro, ficando portanto descentralizadas todas as ações deste evento. Exemplo: Cada pessoa na Área de sua competência.
     * Sugestões: Nas Reuniões das Secretarias promoventes, cada pessoa distribuirá as tarefas por área de trabalho. Afim de que não desencontro nas informações, com isso facilitará o trabalho burocrático que a competição exige. Sem falar que este ano existiu muitas informações desencontradas.
9.- Gostaríamos que a Secretaria de Educação tivesse um envolvimento maciço nestas competições, mesmo porque todos os trabalho estarão voltados diretamente para ela. Pois atuando e participando das atividades com maior intensidade, com certeza teremos uma Organização Melhor. Porque todos os Funcionários da Educação estão sintonizados com esta Secretaria. Acrescentamos outro dado importante que seria o envolvimento com maior empenho de todas as Secretarias do Município. Porque o Resultado final das competições as Críticas positivas ou Negativas serão sobre a Administração do Sr. Prefeito. Não é mesmo?.
      * Sugestões: Consideramos de fundamental importância o envolvimento da Secretaria de Educação. porque o Evento está direcionado para as Escolas do Município e com a participação da SEDUC (Secretaria de Educação) em sintonia com a Cultura e o Esporte ficaria mais fácil a Realização dos trabalhos. Escolas e Secretaria de Educação falam a mesma Língua. Certo.?
10.- Em conversa com ligadas a Prefeitura, senti que havia por parte do pessoal envolvidos nestas olimpíadas. Empenho, Força de vontade, Compromisso e Dedicação para a execução das atividades nas quais estariam envolvidas. Tanto do pessoal das Escolas. Quanto da Coordenação do Evento. Com exceção, é claro daqueles(as) que realmente vestiram a camisa e fizeram de uma maneira ou de outra acontecer, sem prejuíso para a programação oficial do evento.
      * Sugestões: Meu Chefe. Quando eu falo em vestir a camisa, quero dizer que nesta edição houve o envolvimento de muitos adiversários. E este pessoal só atrapalharam e dificutaram o bom andamento dos trabalhos. Para as próximas edições se ainda continuar no mandato você deverá reunir e escolher melhor as pessoas da sua confiança.
11.- Havia Funcionários como: Auxiliares de serviços gerais, vigias etc. Tomando conta de algumas delegações de Escola inclusive aqui na Sede do Município, seria bom que este pessoa participassem de outras maneiras ou seja na sua área de trabalho. Porque desta forma só complica e atrapalho o andamento dos trabalhos que envolve as Secretarias promotoras deste evento.pois os mesmos não tem os devidos esclarecimentos no diz repeito as Cláusulas do Regulamento das várias modalidades esportivas. Estou me referindo especificamente nos casos que são necessários protestos. Por exemplo: Existe por traz de toda esta competição uma burocracia enorme no ato das entrega dos documento. Aconselharemos que esta parte ficasse com: Coordenador, Professor, ou Diretor das Escolas participantes. Ok?.
       * Sugestões. Colocar pessoas certas nos lugares certos. Quer dizer: Cada uma na sua modalidade ou seja na sua área para que possa discutir, questionar e sugerir usando o bom senso nas resoluções de certas situações problemas que por ventura venham surgir no decorrer das competições.
12.- Algumas ESCOLAS precisam através de seus Coordenadores, urgentimente participar de um curso de Relações Humanas para aprender lidar com pessoas no caso de cobrança, reivindicação e solicitação até mesmo de algumas informações. Porque há certas pessoas que não tem boas maneiras e nem sabem se comportar diante de repartições pública. Até mesmo porque estas pessoas não tem conhecimento do sistema. Sugeríamos que a própria Prefeitura trouxesse em parceria com a Secretaria de Educação. O Referido curso para Santa Quitéria, pois tenho certeza que melhoraria e muito para todos nós.
      * Sugestões: No que concerne ao Curso de Relações humanas, não estou generalizando. Mesmo porque existem muita gente boa envolvidas neste processo Educacional. Isto vale apenas para aqueles que querem crescer derrubando os outros como foi citado anteriormente. Pessoas entrando em setores que não são de sua competência. Entende?.
13.- O Envolvimento de um só diretor(a) para várias Escolas. Acarretou certos transtornos no decorrer das competições, nós que fazíamos a parte burocrática, não sabíamos se esta pessoa respondia ora por uma Escola ora por outra. Até mesmo porque nosso município tem material humano qualificado para assumir tais funções. Estou me referindo aos casos do Riacho das Pedras, Saco do Belém e São Damião, existem não sei se é do seu conhecimento. Pessoas respondendo por mais de uma Unidade Escolar.
      * Sugestões: Gostaríamos que cada pessoa representasse uma única Escola, mesmo porque, exemplo: Este pessoal de Coordenação e/ou Direção que se responsabilizam por mais de uma Escola, o que acontece, é que ficam muito sobrecarregado e acabam confundindo no começo, meio e fim das competições o andamento dos trabalhos organizacionais. Isto porque, em determinados momento defendem a Escola X e posteriormente já faz reivindicações de Escola Y, também de sua competência. Desta maneira dificuta os trabalhos da Organização, como: Dos mesários responsáveis por cada modalidades esportivas. Queremos ressaltar que em nosso município temos pessoas qualificadas e preparadíssimas aguardando uma oportunidade de emprego. Sugeriríamos que para as Olimpíadas vindouras. Se V. Excia; permanecer no cargo, veja juntamente com o Setor Jurídico da Prefeitura, se seria possível a Realização de Um CONCURSO PÚBLICO. Para finalizar, quero dizer-lhe que quando me reporto usando algumas palavras no plural é porque hoje faço parte da SECRETARIA DE ESPORTES DO MUNICÍPIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário