segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA DAMA RAQUEL MESQUITA, LOGO APÓS REEMPOSSAMENTO DO PREFEITO ELEITO CHAGAS MESQUITA.

Cobertura completa do Aniversário da Primeira Dama, RAQUEL MESQUITA, Logo após a festa de reempossamento do Prefeito Eleito CHAGAS MESQUITA em Santa Quitéria - Ce.

           Realizou-se nas dependências da residência do Casal Francisco das Chagas Magalhães Mesquita e Primeira Dama Raquel Mesquita, aos 29 dias do mês de outubro do ano de 2011, tendo início às 21:00 horas e término por volta de 4:00 hs da manhã do dia seguinte. Quando na oportunidade houve a fala do prefeito eleito e reempossado pela justiça no dia 04 de outubro do corrente ano. Ocasião em que o mesmo foi inocentado por unanimidade tendo o mesmo obtido resultado favorável de 7X0. Mas deixamos de lado os patrásmente e vamos falar da festa propriamente dita. Seu esposo Chagas Mesquita, falando aos convidados, dizia da sua satisfação não só por ter sido absorvido pela justiça, mas teceu longo depoimento em elogios à sua esposa Raquel e também dirigiu comentários no sentido de agradecer a todos os convidados por ter participado e prestigiado de maneira descente e elegante, atendendo ao chamamento ou seja a convocação de seus amigos e correligionários  para cinoarecer as dependências residencial do casal Chagas & Raquel.
              Dando continuidade a Primeira Dama Raquel, fez o uso da palavras, agradecendo a seus convidados a mesma falou de maneira emocionada, agradecendo o grande cíclo de amizade que já possui em Santa Quitéria e oportunamente agradeceu aos seus amigos e conterrâneos catundenses por também se fazerem presentes a esta festinha comemorativa que estendeu-se a familiares e amigos.
               Para animar a noitada os participantes contaram a presença de Cleyton Martins, também popularmente conhecido como Cleyton do Bada que ao som de apenas um violão cantou e agradou aos freqüentadores de maneira geral trazendo em seu repertórios rítmos alegres, dançantes e descontraídos relembrando inclusive marchinhas carnavalescas como: Bandeira Branca, Deserto de Saara, as Pastorinhas dentre outras. Havia também uma equipe de filmagem. Sem contar com a cobertura fotográfica de todos os ângulos feita por este amigo que vos escreve, através de sua câmara digital cobrindo todo o evento a seu modo. Por volta de 00:00 hs. Foi servido um farto Jantar ao estilo Self-Service Coordenada pela eficiente equipe de garçons que tem a frente o Professor Valdemir que sempre marca presença em eventos desta natureza.
                 A Festa continuou normalmente após o Jantar, quando todos os convidados foram servidos de sobre mesa, oportunidade em que a Primeira Dama juntamente com suas amigas mais chegadas foram até o microfone para cantar em couro músicas do passado que certamente lhe trariam boas recordações. Prosseguindo a confraternização, todos os convidados revezavam de mesa e parabenizavam a família do Ilustre casal de um lado estavam: Pai e Mãe da anfitriã, Sr, Nilo de Catunda e a Ex- prefeita Regina Elena que representava a Secretaria de Educação do Município. Por outro lado também estava presente ao evento a Srª. Dourinha mãe do Prefeito Chagas Mesquita que é assim conhecida carinhosamente pelos mais íntimos por este nome. Também estavam presente familiares do Prefeito, como: Francisco de Assis, seu irmão gêmeo acompanhado de sua família, José Alcíades "Samarone", Germana. Também se fizeram presente ao evento: Vereadores, Grande parte do Secretariado, alguns setores da Prefeitura, dentre eles Poderíamos citar: Francisco das Chagas Farias LIMA, Secretário de Esportes, Francisco Martins Parente, Secretaria de Agricultura acompanhado de sua esposa Socorrinha Diretora da Escola Luis Dermeval, Dr. Reisnaldo Lôbo de Oliveira representando a Secretaria de obras, ao lado estava seu companheiro e co-irmão Dr. Juciê. Dando seqüencia não poderíamos deixar de falar na figura simpática e já tão badalada em todos as promoções e eventos ligados ao pessoal da administração pública, BELZINHA a qual resolve com muito empenho e desenvoltura sem atropelar e nem prejudicar o bom andamento dos trabalhos a mesma vem conquistando portando devida sua maneira de ser, total credibilidade dos gestores municipais.
                 Também estiveram presentes o então Prefeito José Haroldo Martins Filho, acompanhado de sua esposa e até então também Primeira Dama Drª. Meire Martins, que também realizou no Bairro da Primavera evento do mesmo porte no dia 03 de outubro com convidados semelhantes em ambos aniversários. Continuamos falando sobre os convidados: desta feita destacamos a presença da Drª· Estela Moreira, representando a Secretaria de Saúde, Gostaria de citar mais uma vez a Drª. Meyre Martins representando a Secretaria de Ação Social, Arnóbio Parente Secretário de Finanças. Haviam muitos convidados pertencentes a secretaria de Educação como: Professoras, Coordenadores e Diretoras como: Maria de Fátima Muniz Mesquita, "Fafá" acompanhada de seu esposo Pascoal Magalhães o "Choínha".  Joza e família, Cináide Mesquita Parente, Socorrinha acompanhada de seu esposo Mardo Parente; Saúdar todas as coordenadoras na pessoa da Professora Valdiléia. Também estava representando o Projovem a Professora Vanderléia. Durante o intervalo da festa o Casal CHAGAS E RAQUEL foram muitos solicitados para tirarem fotos ao lados de vários convidados, fotos estas que irão parar em arquivos ou serão armazenados em Orkut's, Facebook e Bog's como este.
                Citamos também alguns chefes de setores como: Joncy dos transportes, Samarone das compras, Profª. Sandileuza do Setor pessoal, dentre muitos outros não citados, aos quais aproveitamos o ensejo para pedir desculpas, pois é muito complicado quando fazemos relatos envolvendo nomes de pessoas. Este relatório é direcionado especialmente a Primeira Dama Raquel Mesquita. Para que futuramente sirva como boas recordações o registro com fatos e fatos deste momento que acontece apenas uma vez no anualmente em nossas vidas.
                  Segue abaixo relação de convidados e participantes desta gigantesca festa.
José Haroldo e Meyre Martins, Drª. Estela, Diretoras de Escolas: Cináide, Socorrinha, Dnª, Márcia Paiva Lôbo, Fafá do Choínha, Joza da E.M.E.F Conceição Catunda. Coordenadoras e Coordenadores de Escolas. Secretariados: Lima, Arnóbio, Mardo Reisnaldo e Reisleuda. Vereadores: Raimundo Parente, Augaci Protásio, dos setores agregados à prefeituras estavam: Joncy, Samarone, Sandileuza além de outras pessoas que faziam parte da amizade do casal, estavam: Pascoal "Choínha", Roberto Catunda, Paulo Roberto Pinto, Adão Barbosa, Augaci Protásio,  e familiares a quem pesso desculpas por não citá-los, pois não sou conhecedor dos nomes, uma vez que parte dos convidados eram oriundas da vizinha cidade de catunda-Ce.
                Nada mais havendo a reportar-me, eu Francisco Martins de Brito, na qualidade de relator, Redigi, elaborei, Li e Digitei o presente que vai por mim assinado, responsabilizando-me por toda veracidade dos fatos.

     
                                                                _________________________________________
                                                                   Francisco Martins de Brito " Pirrita"



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FESTA DO FUNCIONALÍSMO PÚBLICO EM SANTA QUITÉRIA - CEARÁ

            RELATÓRIO COMPLETO SOBRE A FESTA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, PROMOVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE CULTURA / SECRETARIA DE ESPORTES, EM CONSONÂNCIA COM O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICO "SINDSEP" DE SANTA QUITÉRIA.

           Aconteceu neste último dia 28 de outubro do ano de 2011, um dia inteiro de movimentação, envolvendo várias atividades tanto na área de entretenimento e lazer como uma noite de descontração, seguido de distribuição de prêmios, entre outros brindes que foram distribuídos pela Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, em parceria com o  Sindicato dos Servidores público deste Município, ainda na Gestão do Atual prefeito José Haroldo Martins Filho. A Frente desta movimentação, cujo, mobilizou todo quadro de funcionários do município. Estava presente a figura da Secretária de Cultura "BELZINHA". 
            
           A qual sempre atua como promotora de eventos, quando a mesma é solicitada pela Prefeitura para coordenar eventos como este. Neste dia 28 de outubro, por ser uma data alusiva ao dia do funcionário Público, opornidade em que toda as esferas administrativas do setor público participou, ou seja: Municipal, Estadual e / ou Federal.  Quando o atual Prefeito em exercício JOSÉ HAROLDO, em cosonância com o prefeito eleito  e reempossado Chagas Mesquita, ambos de comum acordo e em parceria com o SINDSEP, que tem em sua Direção a Presidenta Sônia Paiva,  quando a mesma fez uma forte parceria com a prefeitura Municipal. Uma vez que o outro Sindicado, sendo o SINDPROSQ (Sindicato dos Professores) comportou-se de maneira diferente, preferindo, através de seu presidente Professor Antônio Evelardo Vieira Biê, Não participar desta festa que foi extensiva a todo funcionalismo, que na mesma oportunidade incluia todo profesorado do município. O Grupo Gestor do Município na pessoa do Prefeito  ingnorou o fato do referido presidente ter lançado nas ruas, um carro de som com propagandas volantes, incentivando todo seus sindicalizados à não participarem deste evento, quando o mesmo devia apenas ter regeitado o convite e deixado seus comandados à vontade para decidirem se participariam ou não. Este amigo que se reporta sobre o assunto, em convera com o prefeito, entendeu que as negociações entre prefeitura e SINPROSQ não andam bem. Porque desde o ao passado, o referido Sindicato não vem participando desta confraternização que já faz parte do calendário do Município, e com isto o seu Sindicato co-irmão e consequentemente  concorrentre, ganha  muito em credibilidade em concorrência porque além de se relacionar bem com a Gestão Pública Municipal, também fica em armonia com todos os servidores municipais na distribuição de prêmios. Sim deixamos de lado os Sindicatos e vamos para a festa de confraternização propriamente dita. A Secretaria Belzinha, juntamente com a Secretaria de Esportes na pessoa do Sr. Lima, que gentilmente cedeu as dependências do Ginásio Poliesportivo, para que houvesse em seu interior, uma manhã de embelezamento o qual foi coordenado e promovida pela "Beizinha da Cultura."


Quando na oportunidade foi contratada uma equipe de profissionais para prestarem serviços como: Corte de cabelos para ambos os sexos; Serviços de manicure e pedicure, Serviços fisioterapêutico com massagistas, Medição de pressão arterial dentre outros. Já no período da tarde, Belzinha Uniu-se com a Secretaria de Esportes através de seu Secretário com o apoio de seu assessor Francisco Martins de Brito. "PIRRITA", Que organizou a chamada Tarde Recreativa de esportividade, formando 08 (oito) equipes a saber: Educação 1, 2 e 3; Procidadania; Demutan; Almoxarifado; Secretaria de Obras e Secretaria de Esportes que entre eles foi feito um forte trabalho de articulação para confirmação de todas as equipes e em seguida elaboração de regulamento anexado tabelas e horários em consonância com equipe de arbitragem e apoio, sendo mesária e gandula para a realização deste evento esportivo. Para que tivéssemos o controle da situação na distribuição de Cartões, anotações de Gol's dentre outros trabalhos de sua competência. Ao final desta tarde recreativa, tivemos premiação para o Campeão deste torneio o qual foi agraciado com Medalhas, Troféu e para comemorar uma Caixa de Cerveja, esta equipe teve a Direção e Coordenação dos Professores: Herculano e Elinaldo, já para Coordenar a Equipe Vice-Campeã tivemos os trabalhos do Funcionário Francisco Martins de Brito vulgo "Pirrita" que contou com a ajuda do também funcionário Marcos Aurélio Vieira de Sousa,  o conhecido MARCÃO, que além de goleiro também ajudou na coordenação. Esta equipe também foi agraciada com a seguinte premiação: Troféu e 01 (Uma) Caixa de Cerveja. Quando tanto o Campeão como o Vice saíram para juntos comemorarem no Posto do Chagas, mais precisamente no Fogoió. Nesta ocasião o Coordenador da parte Esportiva "PIRRITA". Comunicou aos participantes contemplados na premiação que as mesma seriam entregues logo mais na noite festiva de descontração e confraternização, que seria realizada no Parque de Vaquejada JOSÉ ARTEIRO LÔBO DE MESQUITA, no comando do também funcionário José Alcíades Magalhães Mesquita " O SAMARONE".  

            Neste oportunidade todos os funcionários de todos os setores da Prefeitura, os quais estivessem presentes ou sendo comprovado que estivessem no ambiente de trabalho, no caso os vigilantes. Certamente concorreriam a distribuição de prêmios e blindes oferecido pela Prefeitura de Santa Quitéria juntamente com o SINDSEP ou seja Sindicato dos Servidores Público também de Santa Quitéria. O Exmº, Sr. Prefeito José Haroldo,subiu ao Palco e fez o Uso da Palavra, inicialmente agradecendo especialmente aos 70% dos professores que se fizeram presente ao evendo, e este agradecimento foi extensivo aos demais funcionários, Enaltecendo a importância de cada um na sua função desde o mais graduado ao Simples Garí ou Auxiliar de Serviços gerais, que com toda sua humildade executa seus trabalhos com o máximo de dedicação, os quais tem no ponto de vista do Prefeito, a mesma valorização os demais. Na Sequência ouvimos a palavra da Presidenta do SINDSEP que também dirigiu-se ao público presente, ocasião em que compareceram aproximadamente 1000 (Mil) Pessoas. Esta festinha era aberta aos funcionários de todas as esferas como ja foi dito, mas também ao público de maneira geral. O Secretário de comunicação Carlos Alexandre fez a função de Mestre cerimônia conduzindo portanto o bom andamento dos trabalhos, quando o mesmo iniciou a distribuição de prêmios pela Comissão do Sindicato dos Servidores na Pessoa de sua Presidenta Sônia Paiva, que em comum acordo com a Prefeitura Municipal, passou a entregar presentes através de Sorteios à muitos servidores do município, obedecendo os critérios acima citado. Durante os sorteios destacou a Família LIMA, como a maior beneficiada, a qual foi favorecida pelo fator sorte. 

                 E como encerramento também fizeram o uso da palavra após está facultada, em que falou este amiogo que vos escreve, tecendo comentários no sentido de agradecimento a todas as equipes que de certa forma contribuíram direta e indiretamente para a realização da tarde recreativa acontecida no Ginásio Poliesportivo.         
               Todas informações são de total responsabilidade de quem alimenta este blog, trazendo aos seus amigos leitores na íntegra como acontecem as " Coisas de minha terra". Mostrando da minha maneira a veracidade dos fatos, seguidos de fotos comprobatórias. Certo de que receberei retorno por parte de quem acessar meu blog. Fico anciosamente no aguardo. Eu, Franciso Martins de Brito, na  qualidade de Relator, Redator, Elaborador e digitador dos trabalhos para postagens de todas as matérias.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SHOW DO CANTOR POPULAR FERNANDO MENDES EM SANTA QUITÉRIA

            O Agenciador e promotor de Eventos, Francisco Felisberto, mais conhecido popularmente por "Beto Brasil". Trouxe a Santa Quitéria no último dia 15 do mês de Outubro do ano de 2011, a presença do Cantor de muitos sucessos nas década de 70, 80 e 90 e porque não dizer atualidade, porque como já dizia os mais velhos "Sucesso é para a eternidade." O Empresário Beto Brasil, acompanhado de seu parceiro DJ Lônossobo fizeram em aproximadamente 40 dias um trabalho bem feito de divulgação e propaganda, que após a realização do evento, ficou comprovada a eficiência e competência da equipe de divulgação, falo isto pela maneira como o povo participou e compareceu ao evento. O Show aconteceu nas dependências do Parque de vaquejada denominado José Arteiro Lôbo de Mesquita, mais precisamente na área reservada para mesas e salão de danças, que tem como Coordenador seu sócio Fundador José Alcíades Magalhães Mesquita " O Samarone" que sempre cede seus espaços para realizações de festas como esta. A Festa teve início às 23:00 hs. Com a banda de Forró denominada "FORRÓ ARROXA". Do vizinho distrito do Trapiá representada por componentes da terra. A qual segurou o público presente de 23 às 2:45 hs, com músicas dançantes e atualizadas, até que houvesse a presença do tão esperado Artista "FERNANDO MENDES". Fizeram um pouco de suspense apenas com fundo musical ao som de Guitarra, Baixo e Bateria. Quando de repente o refido cantor apresentou-se ao público de maneira simpático e Cortez, falando de sua satisfação e da maneira como foi recebido pelo povo quiteriense, na verdade ele traduziu sua carreira e sua trajetória em poucas palavras. Ele realmente é um cantor das antigas, acostumado a este tipo de situação, ou seja a lidar com público. E durante sua apresentação cantou seus maiores sucessos e por fim despediu-se e agradeceu a presença do público que lhe prestigiaram. Segue aqui o depoimento deste amigo que vos fala através deste instrumento de comunicação: Achei um evento maravilhoso mesmo porque tráz boas recordações, pelo fato de também ser desta época, e concelho inclusive, ao pessoal de Santa Quitéria que mechem com promoções de eventos, que azassem a visita de Fernando Mendes, como modelo e doravante fizessem periodicamente contratos de cantores ou artistas de outros gêneros, dando mais opções aos fins de semanas para a velha guarda quiteriense e que também sejam feitas da mesma maneira para a Juventude. Pois Santa Quitéria é uma cidade de médio porte, perdendo na Zona Norte, apenas para as cidades de Sobral e Crateus. Nossa cidade já tem um movimento noturno muito bom, que tem como maior concentração popular as dependências da praça Arthur Temóteo, mais conhecida como Praça do Bradesco. A qual encontra-se cercada de Bares, Lanchonetes e Pizzaria como: Garota II, que tem a coordenação do casal Mauro e Fanní, concorrendo lealmente com seu vizinho Jubáia que tem a Frende de seus negócios nosso amigo Alexandre. Do outro lado Restaurante e Pizzaria Aconchego comandada pelo proprietário Fábio, o qual dispões de uma área aberta boa, onde o mesmo usa como ponto de apoio a calçada de seus vizinhos. Já pelo lado do Bradesco, numa inovação do Prefeito eleito Chagas Meleiturasquita, refiro-me sobre os boxes que funcionam como bares e lanchonetes destacando-se como maior movimento o comerciante Júlio Magalhães, que faz a organização do "Giras Lanches", em seguida também lembramos dos apresentadores de jogos em canais fechados e abertos. Estou falando de: Neto da Caipirosca numa ponta, e Murilo Mesquita na outra. Concluíndo. Quando me refiro ao movimento noturno, falo isto com conhecimento de causa, pois faço parte da vida noturna de Santa Quitéria ao lado do Empresário Sr. Maurício Pinto. Gosto da noite e sou um profundo admirador do que acontece no sentido divercional. Tanto de dia como à noite. Aqui despeço-me de meus amigos leitores, ao mesmo tempo em que voltarei n'outras oportunidades a fazer narrações como esta, e posteriormente alimentarei este Blog com coisas que acontecem na minha terra. Nada mais havendo a comentar, fico no aguardo e na esperança que quando os amigos leitores que por ventura visitares este blog, faça algum depoimento sobre o assunto abordado, que com certeza ficarei muito grato.


                                                            Santa Quitéria(Ce), 17 de outubro de 2011


                                                                                                                          Atenciosamente.


                                                                                             
                                                                       _____________________________________
                                                                            Francisco Martins de Brito
                                                                                 ( Cronista e Relator)
                                                                     

          






quarta-feira, 2 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

 
REUNIU-SE EM SANTA QUITÉRIA (CE),  VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE VÁRIOS SETORES, MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA JUNTO E DE COMUM ACORDO, DISCUTIR; QUESTIONAR; APRESENTAR SUGESTÕES NO SENTIDO DE RESOLVER TODOS OS QUESITOS EM QUESTÃO.  TRAZENDO MELHORIA PARA A CIDADE DE SANTA QUITÉRIA A QUAL TRATATAAR ASSUNTOS DE INTERESSE DA COMUNIDADE QUITERIENSE.

            Aconteceu ás 9:00hs do dia 20 de outubro do corrente ano, uma audiência pública municipal nas dependência da Câmara Municipal de Santa Quitéria, mais precisamente no auditório Francisco Linhares Figueiredo.
            Quando o Vereador e Presidente da Câmara Raimundo Parente, convidou o pessoal acima citado para que todos em consonância com o poder legislativo desta casa buscasse melhores dias para beneficiar a população sofrida ou seja a comunidade de baixa renda deste município.
            Como abertura desta Audiência o Presidente da Câmara cumprimentou aos convidados e ao Público presente, oportunidade em que passou a conduzir de maneira ordeira e pacata os trabalhos da Câmara acompanhado pelo contador Oficial da Prefeitura Dr. Janailson Sirilo Lopes que com muita atenção e presteza atendia todas as reivindicações do pessoal que faziam o uso da palavra. 
               Inicialmente o Vereador Cícero André Muniz , se reportou e nos seus comentários Parabenizou a Reunião pela presença de todos os convidados e ao mesmo tempo comentou que estas entidades participantes eram quem realmente conheciam a necessidade do Povão. O Amigo vereador tem memória curta, pois antes de enveredar pelos caminhos nogento e sujo da política ele também era POVÃO, Quando de fato tanto ele como muitos outros seus colegas, cospem no prato que comeram até hoje, chegando até a desconhecer: Amigos; Conterrâneos; Contemporâneos de colégios etc. 
             O  Referido vereador se pronunciou bem quando o mesmo fez o uso da palavra e em seus comentários mostrou aos presentes a importância da citada reunião.
             Continuando, a Professora Deuza Muniz, teceu comentários, elogiando a atitude louvável da Câmara Municipal, acompanhada pela parte contábil da Câmara e solicitou do Sr. Presidente que continuasse sempre fazendo reuniões dessa estipe. Na continuação o Secretário de Agricultura Dr. Francisco Mardo Martins Parente, pediu ao Sr. Presidente que ouvisse todos os participante em especial os Secretários Municipais. Pois certamente eles teriam muitos pontos de vista a acrescentar e isto iria enriquecer e valorizar ainda mais a condução de vosso trabalho. 
              Dando continuidade a Professora Ciliana reportou-se como membro da comunidade e proferiu alguns desabafos, quando a mesma solicitou dos poderes constituídos, no caso o Executivo, Legislativo e Judiciário: Mais empenho; solidariedade; irmandade; companheirísmo e que colocassem sempre em primeiro plano o ser humano como referencial acima de qualquer coisa. Prosseguindo também falou o Secretário de Esporte, Francisco das Chagas Farias"LIMA". E em seus comentários dizia aos participantes de suas intenções no sentido de revolucionar e melhorar no que estiver ao seus alcances, desde que os órgãos mantenedores ofereçam condições como: Manutenção do Gramado, Complemento da Iluminação do Estádio e por fim o terceiro e último projeto para concluir e inaugurar o GIGANTE DA BOA VIDA, sendo com:  Vestiário, Cabine de Rádios e Arquibancadas; Quando o mesmo já mobilizou vários eventos esportivos ao longo deste ano, á saber: Jogos abertos estaduais, Intermunicipal de Futsal sedeado neste município, em seguida as Olimpíada Estaduais também com sede no Ginásio Poliesportivo, cumprindo o calendário do Município também realizamos a IX Olimpíadas Estudantís do Município, dando Sequência, o Município encontra-se disputando o Intermunicipal de Futebal e paralelamente também participamos do Jogos Olímpicos Varjotense (JOV). Mas o mesmo ainda não satisfeito, solicitou dos poderes públicos que fosse visto com bons olhos a questão do Turísmo, pois sua secretaria é vista como Esporte e Turismo e quando de fato a maioria dos trabalhos são direcionados apenas ao Esporte especificamente, ficando a desejar as descobertas turísticas, ocasião em que o mesmo solicita que haja maior empenho e seja carreado alguns recursos neste sentido.
                 E quando foi questionado a problemática da Pesca, o Vereado Cícero Muniz, pediu que fosse feito um reforço orçamentário nesta atividade pesqueira, por termos uma grande quantidade de açudes de pequenos e médios porte em nossa região. Quando posteriormente o Secretário de Agricultura pediu a palavra por dominar com muita segurança este assunto o qual faz parte da sua Secretaria e pediu ao Edil vereador que quando o mesmo for abordar assunto desta natureza, procurasse conversar com o responsável por esta secretaria previamente para que o mesmo não venha fazer comentários indevidos. Pois talvéz não seja do conhecimento do mesmo, mais ao final do ano passado o SR. Mardo Parente na qualidade de Secretário, solicitou do Sr. Secretário de Agricultura do Estado, a quantia de 210.000 (Duzentos e Dez Mil) Alevino. Quando esta solicitação não foi atendida pelos órgãos Competentes. Continuando a Cessão, tivemos a participação do Sr. Maurício Colares, Secretário do Meio Ambiente, quando o mesmo iniciou suas palavras, parabenizando a Câmara pela maneira como o Presidente condiziu os trabalhos desta Audiência e mostrou através de seus argumentos, que todos as Secretarias do Município são importantes. Inclusive a sua, por ser uma secretaria nova, mas é atuante tanto quanto as outras, e funciona com a mesma intensidade das demais. E quando o Secretariado  não encontrarem total apoio em seus projetos, que busquem n'outras esferas como: No Estado ou no governo Federal. O Vereador Braga, pediu a palavra e reivindicou que houvesse por parte do Executivo, mais apoio voltado para a Agricultura, principalmente porque ainda é o homem do campo que fornecesse a alimentação básica para o restante da população. 
               O mesmo retrucou em seu depoimento, que existem algumas secretarias que o Prefeito usa mais com a finalidade empregatícia ou seja para dar emprego. O Sr. Presidente, retomou a palavra e fez algumas considerações do que foi apresentado por todos os participantes,  e que em seguida passou a palavra para o Representante do Setor Contábil Dr. Janailson Sirilo Lopes. O qual fez comentários, mais voltados aos agradecimentos pela presença e participação de todos, quando o mesmo se reportou dizendo aos presentes, que tem vizitado muitos outros municípios  mais nunca havia assistido uma audiência tão proveitosa quanto esta de Santa Quitéria. E inalteceu também o Sr. Presidente e participantes pela maneira eficáz e sensato como fizeram as reivindicações, e também todos os assuntos abordados estavam dentro dos padrões normais. O Mesmo retrucou Santa Quitéria, Está de Parabém não só por ter uma equipe de vereadores atuantes, mas no mesmo nível estão todo Secretariado como também os participantes convidados.
             Nada mais havendo a acrescentar, eu. Francisco Martins de Brito, Lavrei e assinei este relatório que vai por mim Redigido, Elaborado e digitado por este amigo que vos escreve. Responsabilizo-me pela matéria.



                                                                      Santa Quitéria(Ce) 21/10/2011



                                                                ______________________________________
                                                                 Francisco Martins de Brito "Pirrita"
                                                                  (Cronista, Comentarista e Relator)